Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

16/08/2024ㅤ Publicado às 18:48

No dia 15 de agosto, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) deu início ao Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, com a palestra “Cidade Sustentável: Preservação da Biodiversidade e Gestão Inteligente”. O evento, que ocorreu no Palco E-Gov, faz parte da programação do Rio Innovation Week, no Píer Mauá, Rio de Janeiro.

O painel foi mediado pelo conselheiro federal do CAU/MS e membro da Comissão Especial de Relações Institucionais (CRI) do CAU/BR, Carlos Lucas Mali, e contou com a participação de especialistas de diferentes biomas brasileiros sobre as mudanças climáticas que impactam o país.

Ao abordar o assunto, o sócio da Borborema Arquitetura, Marcelo Borborema, enfatizou a importância de iniciativas que combinem responsabilidade social e ambiental, mesmo em projetos de menor escala. “A arquitetura pode contribuir para a construção de um habitat mais sustentável, consciente das microeconomias e da integração social”, observou.

O diretor científico e técnico da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Francisco Milanez, defendeu uma abordagem mais abrangente para o planejamento urbano, focada na reintegração da biodiversidade nas cidades. Segundo Milanez, a biodiversidade urbana contribui para a impermeabilidade natural, a criação de ambientes mais agradáveis e a promoção da saúde coletiva. Ele destacou o conceito de Desenvolvimento Saudável (DAS), que considera a saúde como interdependente de toda a vida planetária e propôs processos participativos para alcançar um bem-estar comum.

O diretor-presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), coronel Angelo Rabelo, apresentou o conceito de “produção de natureza”, no qual cada região deve assumir a responsabilidade pela mitigação da crise climática e pela construção de um habitat melhor para todos. “A verdadeira sustentabilidade reside na biodiversidade. Precisamos integrar ações de preservação com o desenvolvimento sustentável, beneficiando tanto a natureza quanto as comunidades locais”, afirmou Rabelo, destacando que a instituição é responsável pela proteção de mais de 300 mil hectares no pantanal.

Na avaliação do conselheiro federal, Carlos Mali, “foi extremamente importante trazer o tema das questões das mudanças climáticas que têm provocado constantes tragédias ambientais, proporcionando um debate com especialistas representantes de três Biomas  importantes para nós, o Pantanal, o Pampa Gaúcho e a Amazônia”.

Organizado pela Comissão de Relações Institucionais do CAU/BR, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), o Fórum de Arquitetura e Urbanismo faz parte da 4ª edição do Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação do Brasil. Além de fortalecer laços com conselhos internacionais de arquitetura e urbanismo, o Fórum visa estabelecer possíveis acordos de cooperação.

O CAU/BR também está presente no evento com um estande aberto ao público até o dia 18 de agosto, onde os visitantes podem conhecer as iniciativas do Conselho e interagir com profissionais da área.

 

Fonte:  CAU/BR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAU na Mídia

16/12/2024

Professores são homenageados durante a 4ª edição Melhores Práticas Docentes

Destaques

16/12/2024

CAU/MS Informa: recesso de 23 de dezembro a 1º de janeiro

CAU na Mídia

13/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

CAU na Mídia

12/12/2024

“Trabalho e exercício profissional do arquiteto-urbanista” é tema de live em comemoração ao dia do Arquiteto