Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

21/08/2024ㅤ Publicado às 20:05

O arquiteto e urbanista Rubens Moraes da Costa Marques lançou, nesta terça-feira (20), em Campo Grande, 3ª edição do livro Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense, que marca quase 30 anos de pesquisas.

Em evento na Plataforma Cultural, o pesquisador recebeu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, arquitetos, historiadores, professores, ex-alunos, familiares e amigos, que puderam adquirir o exemplar autografado pelo autor. O livro reúne mais de três mil imagens em 400 páginas, que apresentam aspectos históricos, culturais e arquitetônicos dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Bela Vista, Campo Grande, Corumbá, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Para a professora do ensino fundamental da rede pública, Maria Carolina Cuiabano Ibanez, o livro é uma fonte de pesquisa importante para profissionais da educação. “Esse trabalho é muito importante para as futuras gerações conhecerem não só o patrimônio arquitetônico, mas a história do nosso Estado. E pessoas de qualquer idade podem usufruir”.

Rubens destacou que, nesta edição, pôde agregar mais informações e conteúdos. “Estou muito feliz com o engajamento das pessoas, estou muito honrado com essa produção e como está sendo recebido. Quero continuar divulgando para todo o Estado e, principalmente, deixar esse legado para os mais jovens”.

O superintendente do IPHAN/MS (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso do Sul), João Henrique Santos, considera a publicação uma contribuição imensurável. “Como historiador e arquiteto, posso dizer que hoje é um dia muito feliz, porque esse livro é um catálogo com levantamento cadastral, levantamento de plantas, informações técnicas, que subsidia a formação de muitos profissionais. Documentar o patrimônio cultural também é uma forma de preservação”.

A terceira edição da obra teve apoio do Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS e traz registros sobre a arte vitral – comum em igrejas e santuários -, portais, arabescos, ferragens e revestimentos vindos de outros países para os prédios do Estado. A pesquisa é pioneira, tanto no conteúdo, quanto na forma de apresentação, e incentiva a valorização e preservação patrimonial.

Na próxima semana, dia 28 de agosto, será realizado o evento de lançamento em Corumbá, a partir das 18h, na Casa de Memória Beneficência Portuguesa.

O autor

Rubens Moraes da Costa Marques tem 55 anos, e é natural de Curitiba (PR). Graduou-se em arquitetura e urbanismo em 1996 e concluiu o mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional em 2009, na Uniderp, onde ministrou as disciplinas de História da Arquitetura Brasileira, Técnicas Retrospectivas, Patrimônio Histórico e Restauro, Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, de 2013 a 2019. Atuou como Chefe da Divisão de Patrimônio Cultural e Espaços Culturais da Prefeitura Municipal de Campo Grande entre 2003 e 2016. Expandiu ainda a atuação profissional nas áreas de Projeto e Execução de Obras, Interiores, Paisagismo, Design e Restauro. Publicou a 1ª edição do Trilogia em 2001, e a 2ª, em 2007. Foi conselheiro estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul na gestão 2021-2023.

Por Stephanie Ribas – Comunicação CAU/MS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

03/12/2024

Câmara Municipal de Dourados realiza sessão solene em homenagem a arquitetos

Destaques

26/11/2024

4ª edição de evento do CAU/MS vai destacar Melhores Práticas Docentes

Destaques

06/11/2024

Evento comemora os 50 anos de tombamento do Forte de Coimbra

Destaques

05/11/2024

“ Cidade, Arquitetura e Meio Ambiente” será tema da palestra deste mês do Projeto Café & Arquitetura