Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

03/10/2024ㅤ Publicado às 17:28

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul aprovou a criação de cinco novos cursos de pós-graduação, incluindo o Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, que será ofertado na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng).

O diretor da Faeng, Robert Schiaveto de Souza, explica que além de ser pioneiro no Estado, o curso é também um dos poucos da região Centro-Oeste. “É a realização de um sonho antigo da nossa Faculdade. O curso vem ao encontro de umas das metas do Plano de Desenvolvimento da Faeng, que é a verticalização do conhecimento, dando oportunidades aos nossos estudantes de continuarem suas formações na mesma Instituição de ensino, como também aos estudantes de outras instituições”, expõe.

O professor e coordenador da proposta, Julio Botega, expressa a alegria em receber a notícia. “Houve muito trabalho dedicado a essa proposta, sendo a primeira vez que foi submetida e já conseguimos aprovar. Sabíamos que a proposta tinha muita qualidade, mas a confirmação é sempre um momento de celebração. Será o primeiro programa stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo no Estado, portanto, é um momento histórico”, lembra.

O objetivo do mestrado é estimular a competência científica e acadêmica na área, promover a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e contribuir na solução de questões sociais contemporâneas. Para os estudantes do Programa, será ofertada formação e qualificação para os setores público e privado, permitindo atuar no ensino, pesquisa, gestão, entre outras atividades, nos mais diversos segmentos. “Sua formação será humanista, crítica e profundamente comprometida com o saber e o dever daqueles que atuam com as mais distintas espacialidades projetadas e construídas pelo homem, compreendendo as complexidades, interpretando e intervindo de forma consistente e coerente quanto à solução dos problemas inerentes à área, suas especificidades e naquelas onde dialoga com outros espectros do conhecimento”, relata o coordenador.

A área de concentração será Processos e produção do espaço construído e habitado com duas linhas de pesquisa: Conforto e tecnologia construtiva do ambiente e Fundamentos e práticas da Arquitetura, Urbanismo e Design. O público-alvo são todos os profissionais da área com interesse em ampliar sua qualificação. Segundo o coordenador, dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo mostram que existem atualmente 3,8 mil arquitetos e urbanistas no Estado, com aumento considerável esperado para os próximos anos. “No curto prazo, nossa expectativa é contribuir na qualificação do corpo docente, no envolvimento dos alunos de graduação em pesquisas, qualificar e internacionalizar nossa pesquisa científica e conseguir melhorias de infraestrutura, entre outras. No médio e longo prazo, pretendemos alcançar um bom nível de avaliação junto à Capes, que nos permita propor a abertura do doutorado na área assim que possível”, finaliza.

Com informações da UFMS

Foto: Álvaro Herculano

DEIXE UM COMENTÁRIO

2 respostas para “UFMS aprova primeiro mestrado em Arquitetura e Urbanismo do Estado”

  1. LENICE DE ALMEIDA PEREIRA RIBEIRO disse:

    Ficamos muito felizes com essa informação. Gostaríamos de saber quando iniciarão as inscrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAU na Mídia

16/12/2024

Professores são homenageados durante a 4ª edição Melhores Práticas Docentes

Destaques

16/12/2024

CAU/MS Informa: recesso de 23 de dezembro a 1º de janeiro

CAU na Mídia

13/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

CAU na Mídia

12/12/2024

“Trabalho e exercício profissional do arquiteto-urbanista” é tema de live em comemoração ao dia do Arquiteto