Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

11/03/2024ㅤ Publicado às 15:34

11/3/2024 – Na 146ª Reunião Plenária Ordinária, realizada na última sexta-feira (8), os conselheiros do CAU/MS discutiram sobre recentes alterações das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para acessibilidade, que impactam diretamente nas atividades de arquitetura e urbanismo.

A conselheira Sandra Latta, de Três Lagoas, apresentou o tema, sugerindo que o Conselho promova orientações aos profissionais. O conselheiro Jordano Valota, de Dourados, também relatou problemas em projetos em relação às normas. 

O presidente João Augusto Albuquerque Soares apoiou a iniciativa e destacou também a questão da reserva técnica. Na ocasião, os conselheiros aprovaram também alterações no calendário de reuniões, no plano de cargos e salários; a criação de indenizações devidas nos casos de deslocamentos e participações a serviço do Conselho; e adequação do Regimento Interno do CAU/MS.

Pautas das comissões

A Comissão de Finanças e Administração (CFA/MS) aprovou previamente os assuntos de sua competência que passaram pelo plenário: alteração no plano de cargos e salários; a criação de indenizações devidas nos casos de deslocamentos e participações a serviço do Conselho; e adequação do Regimento Interno. Duas solicitações de isenção de anuidade em razão de doença grave e um pedido de interrupção de registro, em razão de falecimento do profissional também foram deliberados.

A Comissão de Ética e Disciplina (CED/MS) pautou os processos ético-disciplinares n º 1753115/2023, n º 1245124/2021, n º 1107977/2020 e n º 1435657/2021. Os conselheiros discutiram ainda a respeito da pesquisa realizada pelo CAU/BR sobre a prática da reserva técnica.

A Comissão de Ensino e Formação (CEF/MS) aprovou 36 novos registros profissionais, além de uma inclusão de diploma de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. As conselheiras dialogaram também sobre palestra na AEMS – Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul; o cadastro do curso de arquitetura e urbanismo do IFMS-Jardim; e os ajustes finais para a premiação do 3º Concurso de Trabalhos Finais de Graduação, que acontecerá no dia 22.

A Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA/MS) discutiu sobre regularização fundiária urbana; a participação no Ciclo de Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas, realizado pelo Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos); e o lançamento do Edital de Patrocínio do CAU/MS nº 1/2024.

Na semana anterior, a Comissão de Exercício Profissional (CEP/MS) se reuniu com o conselheiro federal Carlos Lucas Mali, com quem discutiram sobre reserva técnica, código de conduta do CAU e tabela de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo. A CEP relatou ainda 12 processos administrativos referentes a ausência de RRT – Registro de Responsabilidade Técnica.

Por Stephanie Ribas – Comunicação CAU/MS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAU na Mídia

16/12/2024

Professores são homenageados durante a 4ª edição Melhores Práticas Docentes

Destaques

16/12/2024

CAU/MS Informa: recesso de 23 de dezembro a 1º de janeiro

CAU na Mídia

13/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

CAU na Mídia

12/12/2024

“Trabalho e exercício profissional do arquiteto-urbanista” é tema de live em comemoração ao dia do Arquiteto