Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

25/11/2024ㅤ Publicado às 18:00

Nos dias 22 e 23 de novembro foi realizado em Corumbá um encontro de comemoração dos 50 anos de tombamento do Forte de Coimbra pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com a participação de especialistas que apresentaram palestras e realizaram visitas guiadas.

Um grupo de 20 acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul foi conduzido por visitas guiadas ao Forte Junqueira, Museu de História do Pantanal e Instituto Homem Pantaneiro, além de assistirem ao mini documentário “Filhos de Coimbra” na sede do IPHAN. A professora Margareth Ribas, que também participou da programação, relata que os alunos ficaram bastante envolvidos. “Eles foram pela primeira vez, tiveram acesso a várias informações e ficaram muito interessados pela temática do patrimônio de Mato Grosso do Sul”.

Estudantes em visita ao Forte Junqueira. Foto: Lauzie Xavier

Localizada na margem direita do Rio Paraguai, distrito de Coimbra, em Corumbá (MS), a edificação foi tombada em 1974 e inscrita nos Livros do Tombo Histórico e no Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. O Forte de Coimbra é um representante da arquitetura militar portuguesa no século XVIII e foi construído com rocha balsática e argamassa de saibro e cal. A fortificação pertence ao Exército Brasileiro e desde 20217 se tornou um Pelotão Especial de Fronteira do 17º Batalhão de Fronteira.

O evento foi realizado pela Câmara Temática de Patrimônio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), o IPHAN/MS, a Prefeitura Municipal de Corumbá, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e o Exército Brasileiro/Comando Militar do Oeste. A conselheira estadual Lauzie Xavier, coordenadora da Câmara, foi uma das organizadoras do encontro, que teve ainda cinco palestras no Centro de Convenções do Pantanal. “Superou minha expectativa a qualidade das palestras e da participação nos debates, quando recebemos mais de 40 pessoas”.

Professora Margareth Ribas apresentou a palestra “Arquitetura Militar Moderna”. Foto: Lauzie Xavier

Grupo de estudantes foi de Campo Grande para prestigiar o evento.

Por Stephanie Ribas – Comunicação CAU/MS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAU na Mídia

16/12/2024

Professores são homenageados durante a 4ª edição Melhores Práticas Docentes

Destaques

16/12/2024

CAU/MS Informa: recesso de 23 de dezembro a 1º de janeiro

CAU na Mídia

13/12/2024

Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas

CAU na Mídia

12/12/2024

“Trabalho e exercício profissional do arquiteto-urbanista” é tema de live em comemoração ao dia do Arquiteto